Otimização do processo de corte: Tebis aposta no desenvolvimento de tecnologia inovadora de fresagem a 5 eixos

Fresagem a 5 eixos contínuos, pré-visualização de da direção de ferramenta, fresagem a 3 Eixos e muito mais: apresentação na Open House em Martinsried (20 e 21 de junho)

04/07/2018

Martinsried, 20 de junho de 2018 – a Tebis, empresa especializada em processos CAD/CAM e MES para a produção de moldes, matrizes e modelos, oferece soluções adequadas a diversos processos produtivos, tais como fresagem, torneamento, furação, corte a laser, entre outros. Na área da fresagem, a empresa alemã tem vindo a apostar nos 5 eixos contínuos, alargando assim a sua oferta de estratégias NC e funcionalidades. Além de uma série de funções inovadoras de 5 eixos, a última versão do software Tebis CAD/CAM inclui ainda muitas outras novas funcionalidades*.

Bernhard Rindfleisch, fundador e presidente do Conselho de Administração da Tebis AG explica:

“Os utilizadores do Tebis trabalham há mais de 20 anos com programas NC de 5 eixos.

Temos vindo a desenvolver continuamente a tecnologia e constatámos que era necessária uma mudança.

No passado, a criação de bons programas de 5 eixos implicava um esforço significativo de design e conhecimentos de superfícies CAD.”

Os utilizadores tornaram-se mais especializados.

“Por vezes, para se definir o percurso da fresa e qual o seu posicionamento, era necessário construir elementos-guia no nosso software”, explica Bernhard. “O que pressupunha que os programadores NC tivessem certas capacidades que são cada vez mais raras. É por isso que nos últimos anos reestruturámos, simplificámos e alargámos, passo a passo, a nossa tecnologia de fresagem a 5 eixos.”

Bernhard Rindfleisch acrescenta: “Agora, qualquer utilizador CAM, sem experiência em CAD, pode calcular programas NC de 5 eixos para desbaste, acabamento de superfícies e de contornos, assim como para gravações. A programação NC é tão rápida quanto a maquinação a 3 eixos.”

Poupe tempo com elevada performance de corte

A experiência mostra-nos que, com os programas NC de 5 eixos, pode poupar-se muito tempo nas máquinas, principalmente se forem operadas com ferramentas HPC de alto rendimento, como fresas de segmento circular. Tal aplica-se especialmente a geometrias 2,5 Eixos prismáticas, como caixas, bem como a geometrias 3D de formas livres.

As máquinas de 5 eixos necessitam de programas NC de 5 eixos

Além das coordenadas X, Y e Z, os programas NC de 5 eixos têm dois eixos adicionais, geralmente eixos rotacionais, como os eixos A e B, usados para definir a orientação 3D da ferramenta. Os programas NC com especificações para 5 eixos são gerados de várias maneiras:

• Através de programação NC de 3 eixos com posicionamento constante 3D da ferramenta.
  • Tal também é conhecido como maquinação com múltiplos eixos.
  • Não se tratam de programas de 5 eixos contínuos, uma vez que são calculados a 3 eixos.
  • Através da programação NC de 3 eixos com conversão automática para programas de 5 eixos contínuos.
  • A conversão tem como objetivo evitar colisões e obter melhores condições de corte através do ajuste constante da direção da ferramenta.
  • Falamos, então, na maquinação de 3 para 5 eixos
  • A terceira possibilidade envolve a utilização de funções NC específicas para 5 eixos contínuos.
  • No software Tebis, esta terceira alternativa inclui o desbaste de geometrias de formas livres e de caixas de formas livres – assim como de bases convexas de caixas, fresagem ao longo de curvas e acabamento de contornos, com a maquinação de contornos e acabamento de superfícies.

Geralmente, é o programador que decide qual é o programa mais eficiente e que oferece a melhor qualidade de superfícies.

Determinantes são também as ferramentas de corte disponíveis e o conhecimento sobre os parâmetros de corte, como os avanços e as rotações.

A automatização NC (Automill), integrada no Tebis, permite otimizar a programação e os parâmetros de corte nos templates NC, deixando-os disponíveis de forma permanente aos programadores da empresa.

Funções de programação em 5 eixos como add-ons opcionais

O Software Tebis oferece diferentes pacotes especializados por setor. Todos os pacotes foram desenvolvidos para a programação NC em 5 eixos e podem ser complementados com módulos especiais. A Tebis oferece add-ons para maquinação com eixos múltiplos, maquinação de 3 para 5 Eixos, desbaste e acabamento a 5 eixos contínuos, maquinação de contornos, de curvas e de superfícies e maquinação de áreas negativas. Adicionalmente, é suportada uma variedade de tipos de fresas, desde a fresa esférica, tóricas e deento circular.

Funções de preparação CAD para áreas complexas

Para facilitar a maquinação de peças com geometrias complexas, o Tebis versão 4.0 Release 6 oferece uma solução simples para gerar áreas de fresagem para maquinação a 5 eixos contínuos, através de curvas-guia e cortes de planos, com a possibilidade de pré-visualização para melhor avaliação e otimização. As áreas de fresagem são guardadas nos templates do Automill NCJobs e selecionadas automaticamente durante os cálculos de programação NC.

Nota aos editores:

*O resumo de todas as novas funções principais do Release 6, entre as quais as melhorias relativas à operabilidade e à segurança da aplicação, encontra-se no comunicado de imprensa “Tebis Version 4.0 Release 6 disponível brevemente”, (20.06.2018) bem como no sítio Web da Tebis em:

Na sexta-feira, dia 13 de julho, terá lugar um Webinar, no qual Fabian Jud, engenheiro de aplicações da Tebis, irá apresentar em direto as inovadoras funções em 5 eixos no novo software Release 6 CAD/CAM da Tebis 4.0. As inscrições para o Webinar poderão ser efetuadas em breve na website da Tebis.

Imagens:

Imagem 1: Bernhard Rindfleisch, fundador e presidente do conselho de administração da Tebis AG

Imagem 2: Tebis Release 6 Selecionar a área de fresagem contígua e efetuar a maquinação a 5 eixos contínuos numa única operação
(Imagem: Tebis AG)

Imagem 3: Tebis fresagem em 5 eixos: Desbaste de superfícies de formas livres com a estratégia NC adaptativa de forma não agressiva para a ferramenta.
(Imagem: Tebis AG)

Imagem 4: Tebis fresagem a 5 eixos: Com o desbaste de caixas em 5 eixos é possível poupar imenso tempo, graças à utilização de fresas HPC (High Performance Cutting)
(Imagem: Tebis AG)

Imagem 5: Tebis fresagem a 5 eixos: Uma nova pré-visualização automática ajuda o operador a definir os percursos em áreas complexas